Diga "Tchau" para aqueles telefones Chineses falsos, Governo já vai recolher todos



A Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) acaba de anunciar o lançamento de uma campanha para a recolha de todos os produtos contrafeitos provenientes da China no território moçambicano.

Para o efeito, cerca de 50 inspectores da INAE e das Alfândegas de Moçambique participaram recentemente num curso de capacitação em matérias ligadas à contrafacção de produtos informáticos.





O inspector de operações da INAE, Ali Mussa, disse acreditar que um trabalho conjunto com as Alfândegas poderá trazer melhores resultados no combate à pirataria de produtos informáticos no país.

“A possibilidade de um produto contrafeito estar falsificado é maior. Então estamos em treinamento com o objectivo de, nos próximos tempos, levarmos a cabo acções para impedir a entrada destes produtos a partir dos portos, aeroportos e fronteiras e também impedir que no mercado continuem a ser vendidos produtos contrafeitos”, disse Mussa, citado pela Rádio Moçambique.




A INAE aponta como principais destinos de produtos informáticos contrafeitos as cidades de Maputo, Matola, Beira e Nampula.

“Nós apreendemos produtos de marca HP, mas três meses depois apareceram marcas novas. Essas marcas novas no seu interior tinham o cartucho da HP. O tal cartucho já não tem marca. A marca só aparece na caixa. Portanto, porque não tem marca, nós chamamos a isso de linha branca, e linha branca normalmente não tem dono”, explicou.

Por isso, Mussa disse haver necessidade de se aprimorar as técnicas de rastreio de produtos contrafeitos.
Citou ainda a apreensão, ocorrida no ano passado, de mais de mil unidades de tinteiros de impressora, tendo os infractores sido multados com somas que variam entre 500 mil e um milhão de meticais.

JN



Diga "Tchau" para aqueles telefones Chineses falsos, Governo já vai recolher todos Diga "Tchau" para aqueles telefones Chineses falsos, Governo já vai recolher todos Reviewed by Z on fevereiro 21, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário