Informação: Ex-Vice Presidente da Assembleia da República (da Frelimo) desabafa sobre as dívidas ilegais: “Fomos enganados”


Antigo Vice Presidente da Assembleia da República e Deputado (no actual mandato), Lucas Chomera, não tem dúvidas que a situação das dívidas ilegais e que já foram ocultas, mancham e de que forma o partido Frelimo, por sinal onde ele é membro. 

Aliás, Chomera diz que os deputados foram enganados, porque naquela altura que o assunto começou, não se sabia quanto dinheiro foi pedido aos bancos do estrangeiro. 




Falando esta quarta-feira (20) à imprensa, momentos após a sua chegada, no âmbito do debate de antiprojectos de Lei sobre Descentralização, Chomera foi confrontado com assunto das dívidas e detenções que estão a ocorrer no país. 

Meio nervoso, porque não esperava ser questionado sobre este assunto, o deputado “cúmplice” das dívidas que prejudicaram o país, explicou que, no meio disto tudo há um aproveitamento político e também a sociedade está ser “bombardeada” com mensagens que não espelham a realidade. 

Por outro lado, Chomera explicou que eles como deputados, fizeram um relatório de inquérito parlamentar profundo que ajudou a Kroll a ter pista. Este documento, na óptica do deputado foi dos melhores e também a justiça está usar neste momento para encontrar estes culpados. Sobre a inscrição na Conta Geral do Estado (CGE), o nosso entrevistado diz que as pessoas excederam o limite, porque não foi isso que tinha sido acordado. 





“Nós como deputados, quando descobrimos que há gente que levou dinheiro fora dos limites, dissemos para responder à justiça”- rematou o deputado Chomera. O deputado não parou por ai, disse ele que os que procederam assim, ou seja, aqueles que levaram dinheiro fora dos limites, agiram fora das margens, dai que, como há separação de poder. 
Foram enganados?



Quando  questionamos ao deputado se ele e a sua “malta” sentiam-se enganados, este diz que não, mas reconheceu que não foi isso que a AR aprovou. 

“Hoje estão sendo reveladas situações que naquela altura os deputados não sabiam”- explicou Lucas Chomera para depois acrescentar que “as novas revelações sobre este assunto mostram que afinal, todo dinheiro não entrou nas contas do estado”- disse a fonte.
Mais ao fundo, Lucas Chomera diz que é possível também que os deputados possam responder em juízo, quando se provar que eles também cometeram erros. “Podemos ter cometido erros naquela altura, porque não tínhamos elementos suficientes”- lamentou para mais adiante dizer que “se for necessário que os deputados respondam em juízo, não há como fugir, mas reitero que não tínhamos informações suficientes”- rematou. 




Há muita gente honesta na Frelimo 

Sobre os “pecados” que supostamente a Frelimo poderá estar a pagar em torno deste assunto, Lucas Chomera, não tem dúvidas que estando no ano eleitoral, então há muito aproveitamento, dai que, explicou o nosso interlocutor, que a Frelimo com mais de 3 milhões de membros, não se deixa manchar por causa de um grupo de pessoas desonestas. 

“Não vão ser essas duas ou três pessoas, desonestas que vão manchar a Frelimo”- desabafou o deputado para em seguida garantir que “a Frelimo tem foco”- finalizou. 
Recorde-se que Lucas Chomera, faz parte daqueles deputados que disseram “SIM” as dívidas ocultas e ilegais.

DIÁRIO DA ZAMBÉZIA – 21.02.2019
Informação: Ex-Vice Presidente da Assembleia da República (da Frelimo) desabafa sobre as dívidas ilegais: “Fomos enganados” Informação: Ex-Vice Presidente da Assembleia da República (da Frelimo) desabafa sobre as dívidas ilegais: “Fomos enganados” Reviewed by Z on fevereiro 21, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário