Informação: Mais um poderoso "Chefão" detido em conexão com o processo das dívidas ocultas


Sergio Alberto Namburete detido em conexão com o processo das dívidas ocultas

Segundo fontes, Sérgio Alberto Namburete foi esta tarde detido. Era Administrador da LOGISOLUTIONS,LDA

O facto acontece um dia depois que outros CINCO cidadãos indiciados de terem beneficiado ilicitamente de parte do dinheiro proveniente das dívidas ocultas tambem foram detidos ontem, na cidade de Maputo, em cumprimento de um mandato judicial.





As dívidas foram contraídas entre 2013 e 2014 pelas empresas PROÍNDICUS, EMATUM e MAM aos bancos Credit Suisse e VTB Capital, com garantias do Estado moçambicano.

Segundo apurou o Notícias, trata-se de Gregório Leão, antigo director do SISE, António Carlos do Rosário, Presidente do Conselho de Administração das empresas PROÍNDICUS, EMATUM e MAM, Teófilo Nhangumele, descrito como peça-chave na elaboração do projecto que deu lugar às dívidas ilegais, Inês Moiane, antiga secretária particular do Presidente Armando Guebuza, e Bruno, cujo apelido o Notícias não apurou.





Nos correspondentes mandatos de prisão contra estes cidadãos, foram feitas apreensões de imóveis e viaturas, bens apontados como tendo sido adquiridos com fundos provenientes das dívidas não declaradas.

Refira-se que no início de Janeiro passado, a Procuradoria-Geral da República anunciou ter constituído 18 arguidos neste processo, de entre eles servidores públicos e outros cidadãos comuns, indiciados da prática de crimes de abuso de cargo ou função, abuso de confiança, peculato e branqueamento de capitais.

Entretanto, conforme apurámos, hoje ou na segunda-feira os cinco detidos serão presentes ao juiz de instrução para efeitos de legalização da prisão.

Lembre-se que em paralelo corre um processo no qual a PGR solicitou ao Tribunal Administrativo (TA) que responsabilize, financeiramente, 16 gestores públicos que tiveram intervenção directa na celebração e gestão dos contratos de financiamento das dívidas contraídas pela EMATUM, PROINDICUS e MAM.

Do grupo dos 16 gestores, ligados ao Estado e alguns ainda às três empresas, onde assumiam funções no Conselho de Administração, tiveram envolvimento pessoal na contracção das dívidas.


A justiça sul-africana marcou para o próximo dia 26 de Fevereiro a decisão sobre a extradição de Chang para os Estados Unidos da América, todavia rejeitou hoje  o seu pedido de caução.

Actualizacao:

Segundo o Pais, na verdade foram mais dois os arguidos do processo das dívidas ocultas que foram hoje (15/02) detidos em Maputo. O jornal O País apurou que um dos detidos desta sexta-feira chama-se Sérgio Namburete, uma pessoa muito próxima da família do antigo Presidente da República, Armando Guebuza.


Sérgio Namburete foi gestor de várias empresas com destaque para o cargo de administrador da Logisolutions.



Informação: Mais um poderoso "Chefão" detido em conexão com o processo das dívidas ocultas Informação: Mais um poderoso "Chefão" detido em conexão com o processo das dívidas ocultas Reviewed by Z on fevereiro 15, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário