Sociedade civil moçambicana quer a criação de cartão único que vai servir, ao mesmo tempo, de BI, carta de condução, cartão do eleitor, cartão de NUIT, etc


Um grupo de organizações da sociedade civil moçambicanas defende a criação de um documento único de identificação civil, a que chamam cartão do cidadão, para reduzir os custos de aquisição de documentos, foi hoje anunciado.





"A adoção da proposta do cartão do cidadão pode produzir um impacto significativo na vida de cada pessoa e nos gastos públicos, visto que reduziria a burocracia e o dispêndio de tempo", referem em comunicado.

O objetivo passa por juntar num só elemento a identificação civil, fiscal, eleitoral, da segurança social e a carta de condução.





A proposta é uma iniciativa do Observatório da Cidadania em Moçambique em parceria com a Fundação MASC - Mecanismo de Apoio à Sociedade Civil.

As organizações já entregaram uma proposta ao gabinete do primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho de Rosário.

A ideia resulta de debates realizados pelos proponentes envolvendo a sociedade civil em todo o país.

Lusa



Sociedade civil moçambicana quer a criação de cartão único que vai servir, ao mesmo tempo, de BI, carta de condução, cartão do eleitor, cartão de NUIT, etc Sociedade civil moçambicana quer a criação de cartão único que vai servir, ao mesmo tempo, de BI,  carta de condução, cartão do eleitor, cartão de NUIT, etc Reviewed by Z on fevereiro 20, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário