Última hora: Já Começou o confisco dos bens dos arguidos das “dívidas ocultas” e Teófilo Nhangumele é o primeiro detido


Segundo informacoes de ultima hora avancadas pela "carta", em Maputo e na Matola já estão a acontecer diligências de confisco de bens e prisão de alguns arguidos das “dívidas ocultas”. 





De acordo com o portal, Teófilo Nhangumele foi uma das primeiras vítimas o qual afirma que acordo com fontes ele já foi detido. Segundo, "carta" Outras prisões vão ter lugar hoje, um dia antes do anúncio do veredicto sobre o pedido de liberdade provisória de Manuel Chang, na África do Sul.




No dia 29 de dezembro, o antigo ministro das Finanças de Moçambique Manuel Chang foi detido na África do Sul, à luz de um mandado internacional emitido pelos Estados Unidos, que pede a extradição do antigo governante para o território norte-americano.

Além de Chang, três ex-banqueiros do Credit Suisse e um intermediário da empresa naval Privinvest foram detidos em diferentes países desde 29 de dezembro a pedido da justiça norte-americana.





A acusação da justiça norte-americana contém revelações detalhadas sobre o caso das dívidas garantidas pelo Estado moçambicano a favor destas três empresas, concluindo que terão servido para um esquema de corrupção e branqueamento de capitais com vista ao enriquecimento de vários suspeitos.

Além de Maria Isaltina de Sales Lucas, a Procuradoria-Geral moçambicana também quer que o antigo governador do Banco de Moçambique Ernesto Gove, o presidente do Conselho de Administração das três empresas que receberam os empréstimos escondidos, António do Rosário, e o ex-diretor dos Serviços de Informação e Segurança do Estado (SISE) Gregório Leão também sejam responsabilizados financeiramente pelo Tribunal Administrativo.



Última hora: Já Começou o confisco dos bens dos arguidos das “dívidas ocultas” e Teófilo Nhangumele é o primeiro detido Última hora: Já Começou o confisco dos bens dos arguidos das “dívidas ocultas” e Teófilo Nhangumele é o primeiro detido Reviewed by Z on fevereiro 14, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário