Nyusi é mencionado no calote das dividas ocultas. "Ele está a proteger os dele e a deter os outros" rematou o académico Nuvunga


Frelimo fragilizada?

Segundo Adriano Nuvunga, professor de ciência política da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo, a crise das dividas ocultas "É a maior crise do partido Frelimo” 


 “Já não existe uma Frelimo. Existem muitos Frelimos. ” diz o académico






Todavia, Nuvunga previu que o presidente Filipe Nyusi ainda levaria a Frelimo à vitória eleitoral quando as eleições forem realizadas em Outubro, mas disse que a oposição ao partido no poder está crescendo.


Apesar desta previsão dum segundo mandato para Nyusi, Nuvunga não deixa de falar da imagem totalmente fragilizada do Presidente Nyusi devido ao actual rumo dos acontecimentos, com destaques para as detenções de membros da elite do partido frelimo, e as disputas com Samito, que muitos acreditam simplesmente reflectir uma crise ainda maior dentro do partido no poder




Para Nuvunga, citado pelo Savana, nem as recentes detenções no âmbito nas dívidas ocultas safam a imagem, tremendamente, fragilizada de Filipe Nyusi. Pelo contrário, prossegue, elas mostram um desacerto institucional muito grande.

 “São detenções cosméticas que misturam dívidas ilegais com ajustes intrapartidários de contas, com uma PGR totalmente não profissional, não séria”, afirma, citado pelo savana.




 Segundo savana, para Nuvunga, trata-se de detenções de sobrevivência política e estão orientadas para aqueles que não têm poder. 

“Se fosse uma coisa séria que Nyusi estivesse a fazer, ele ia deter parte de alguns dos seus ministros, que são igualmente corruptos. Aliás, alguma evidência mostra que ele próprio pode ter participado deste processo. Então, ele está a proteger os dele e a deter os outros” disse Nuvunga, citado pelo Savana.



Nyusi é mencionado no calote das dividas ocultas. "Ele está a proteger os dele e a deter os outros" rematou o académico Nuvunga Nyusi é mencionado no calote das dividas ocultas. "Ele está a proteger os dele e a deter os outros"  rematou o  académico Nuvunga Reviewed by Z on maio 12, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário